Análise da Sersi 🌙

Sersi é muito mais que apenas uma defensora irritante (A minha opinião)


Em Novembro de 2021 a Kabam lançou 2 heróis para celebrar o filme "Eternals" , a Sersi e o Ikaris.

A verdade é que já se passaram 6 meses desde então e até agora nenhum dos heróis realmente se destacou entre a comunidade MTC.

Apenas a Sersi vai ganhando algum destaque na defesa, e enquanto alguns já perceberam que o potencial ofensivo da Sersi pode surpreender, outros ainda a descartam completamente.


Nesta análise eu quero mostrar que a Sersi tem bastante potencial ofensivo e tentar explicar de uma forma simplificada as mecânicas ofensivas dela.


O que faz da Sersi um bom herói para usar no ataque? ⤵️


Atinge bastante dano em pouco tempo ❇️

A mecânica da Sersi centra-se à volta dos bónus de transmutação.

Ela tem diversas formas de ganhar esses bónus de transmutação:

Sempre que termina um combo em médio ganha 1 transmutação, mas se tiver um bónus de evasão ativo ganha 2

Sempre que ativa um bónus de Evasão

Sempre que o inimigo ou ela ativa uma armadura

Sempre que é atingida com bloqueio de especial

Numa luta comum basta chegar ao E2 acabando os combos em médio e quando tiver já 5 transmutações soltar um pesado, isso ativa a
Evasão, a partir daí o ganho de transmutações duplica.

Seguindo esta rotação é normal chegar ao E2 com pelo menos 9 transmutações.

Ao soltar o E2
perto do inimigo ela converte todas as transmutações em fúrias.


Cada fúria dá a ela
34% de ataque! Portanto chegando ao E2 com 9 transmutações ela recebe +306% de ataque.

Se chegar ao E2 com 11 transmutações recebe
+374% de ataque.

Ou seja logo no primeiro E2 ela já bate extremamente forte, as fúrias duram
24 segundos.

A melhor parte é usando o E1
longe do inimigo ela reinicia todas as fúrias.

Isto faz com que seja possível manter todas as fúrias durante toda a luta.

Médio com 0 Fúrias

Médio com 11 Fúrias

Além de todo o dano que ela mantém com as fúrias ela ainda ganha um bónus de Dano Certeiro se usar o E1
perto do inimigo. O Dano Certeiro ignora todas as resistências e armaduras do inimigo.

Com este bónus o dano dela não se altera mesmo que o inimigo tenha 10 armaduras ou 20 resistências físicas.

Altíssima resistência e boa regeneração 🛡️💚

A Sersi tem o acesso mais potente a Evasão de todo o jogo!

A Evasão
reduz o dano em 50%, impede os golpes de serem críticos e ainda reduz todas as habilidades ofensivas em 100%.

Esta é uma habilidade muito poderosa tanto no ataque como defesa, e é uma habilidade ainda muito rara no jogo.

Além da Sersi apenas o Cap IW, Stryfe, Storm X e o Homem Formiga possuem esta habilidade.

A Sersi ativa a Evasão por 10 segundos quando usa o pesado ou quando sofre um dano que corresponda a pelo menos 120% do ataque base do inimigo.

Ou seja se um oponente tiver
2500 de ataque e lhe acertar um golpe crítico que tire 3000 de vida então ela vai ativar a Evasão prevenindo golpes críticos e as habilidades ofensivas do oponente.

Sofrer menos dano ao ser atacada é uma excelente forma de prevenção mas a Sersi além de prevenir o dano
se for duplicada ainda regenera 15% do dano que sofreu por cada transmutação que tiver ativa nesse momento.

Exemplo:

Imaginemos que a Sersi tem 5 cargas de transmutação se o inimigo lhe acerta e ela ativa a evasão vai regenerar 75% de todo o dano sofrido.

Mas o potencial de regeneração não fica por aqui...

Ao usar o E2 longe do inimigo ela regenera 5% do dano causado e mais 3% por cada transmutação que tiver.

Exemplo:

Imaginemos que a Sersi usa o E2 e tem 8 cargas de transmutação então ela vai regenerar 29% do dano que causou nesse especial.

Graças à mecânica de Evasão e à regeneração de fácil acesso podemos afirmar que a Sersi é uma das personagens femininas mais resistentes de todo o jogo! 📌

Esta imagem mostra a eficácia da Evasão junta com a regeneração
Neste especial 2 o Cosmic Rider não consegue quebrar a armadura e nenhum golpe é crítico. Além disso ela regenera quase todo o dano sofrido.

Esta imagem mostra o quanto ela regenera com 9 cargas de transmutação!
Se o especial 2 for crítico a regeneração é verdadeiramente potente.

Fácil a acesso a múltiplos bónus ✴️✴️

Como a grande parte dos cósmicos a Sersi consegue ativar vários bónus rapidamente o que a torna uma boa resposta para nós de bonificado que estão presentes em todo o tipo de conteúdo, desde M8 ao modo história passando pelas Variantes.

A forma mais rápida e eficaz de ativar 3 bónus é usar 1 pesado e acabar um combo com médio.

Bom acesso a golpes não bloqueáveis ☸️

Sempre que a Sersi usa um especial longe do inimigo todo o especial é não bloqueável.

Esta mecânica permite-lhe dar resposta a heróis com autobloco.

Além disso em nós como maldição ou atordoamento invasivo ela consegue conetar os especiais facilmente sem se preocupar em criar a oportunidade certa.

A melhor parte é que com a sinergia do Hercules os especiais são 100% críticos quando o bónus de inbloqueável está ativo.

Esta sinergia garante especiais realmente potentes o que a beneficiam com maior regeneração.


Uma das melhores respostas contra inimigos/nós com armadura 🛡️

Outra particularidade muito interessante sobre os ataques especiais dela é que o dano desses especiais aumenta em 34% por cada armadura ativa nela ou no inimigo.

Existem dezenas de nós que fornecem ao oponente grandes quantidades de armadura.

Heróis como Nimrod, Caveira Vermelha, Omega Sentinel, Hulkbuster, etc...ativam também armaduras com grande frequência.

A Sersi aproveita-se dessas armaduras e aumenta imenso o seu dano.

Além disso como disse o E1 dá a ela
Dano Certeiro o que impede a armadura de prevenir o dano sofrido.

A grande utilidade do bónus de Evasão ✏️

Para terem noção da quantidade de habilidades que este bónus tão raro EVITA criei esta lista:

➤ Atordoamento Refletor
(com a Evasão ativa a Sersi evita este nó, faz o mesmo com o Pantera Negra Guerra Civil que reflete o atordoamento quando tem armadura)

Escudo de Bolha (a proficiência de bloco dela não é reduzida com este nó já que o nó nem vai ativar)

Masoquismo (com a Evasão ativa ela não vai ter o atordoamento purificado, faz o mesmo contra heróis como Kingpin, Agente Venom...etc)

Transferência Cinética (com a Evasão ativa o inimigo não ganha poder quando acerta no bloco)

Reduz em 90% a duração dos efeitos de sangramento, choque e incineração 🩸⚡️🔥

Com apenas 3 transmutações ela reduz quase na totalidade a duração destes efeitos.

Portanto ela pode ser usada em nós de risco biológico, estrepes, carapaça quintinosa, queimadura congelante entre muitos outros.

No entanto para que ela tenha a todo o momento esta redução não pode usar tão livremente o E2, logo o dano e cura são sacrificados.

Mesmo reduzindo a duração em 90% destes efeitos ela não reduz a potência dos mesmos.


Se o inimigo tiver muito ataque esta redução de 90% pode não ser suficiente para sobreviver.

Pelos testes que fiz se o inimigo tiver até
10k de ataque esta redução é suficiente para ela sobreviver ao sangramento, choque e incineração. Acima de 10k de ataque não aconselho o uso da Sersi para este fim.

A Sersi pode ser um counter do Havok 🛡️🧬

Uma das sinergias mais interessantes da Sersi é com o Capitão América Guerra Infinita, com ele na equipa ela ganha um bónus de armadura permanente. Ninguém no jogo tem uma sinergia como esta.

Não só contra o Havok mas também noutros nós como por exemplo em uma das linhas do 7.4.6, esta utilidade adicional torna-a ainda mais versátil.

Uma verdadeira ameaça defensiva 🪦

Depois de listar todo o potencial ofensivo não posso ignorar a primeira caraterística dela.

Seja no novo modo Battlegrounds ou nas Guerras da Aliança a Sersi em vários nós é um grande perigo.

São várias as habilidades que a tornam perigosa.

Começando com a
Evasão que impede heróis com alto dano de a matar rapidamente e ainda impede as habilidades ofensivas mais comuns para derrotar os cósmicos. Controlo de poder não funciona por que vai ser impedido pela evasão, habilidades de anulação também vão ser impedidas de ativar.

Os especiais dela podem ficar não bloqueáveis e caso o inimigo seja atingido com o E1 fica atordoado por 2 segundos.

A Sersi é daqueles defesas que exige counters específicos.

Os melhores são:

➤ Longshot

➤ Simbionte Supremo

➤ Doctor Doom (p
rincipalmente se for dup)

Maga Suprema

➤ Mojo

➤ Ar
canjo

Avaliação Geral - 8 em 10

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


As 2 palavras que mais definem a Sersi são DANO e RESISTÊNCIA, ela mistura estes 2 elementos de forma magistral.

Poucos heróis têm tanta forma de prevenir o dano recebido e de forma tão eficaz.

Como a maioria dos cósmicos grande parte das habilidades dela focam-se em limitar a classe tecnológica. É nessa classe que vemos mais heróis com armadura ou com efeitos de choque. 2 coisas que a Sersi inibe facilmente.

Ao contrário de dezenas de heróis com alto dano a Sersi não tem um periodo na luta onde esse dano é reduzido.

A partir do momento que ela usa o E2 as fúrias permanecem toda a luta sem ser necessário seguir rotações complicadas ou impráticas...e lembrem que em média essas fúrias fornecem
300% de ataque.

Na defesa ela vai ser sempre uma ameaça e isso é sem dúvida outro grande ponto a favor.

Deixo abaixo alguns vídeos da Sersi ▶️